terça-feira, 16 de junho de 2009

GESTAR II - GUAJARÁ-MIRIM- ATIVIDADES DA OFICINA I

OFICINA I -
ATIVIDADE I - GÊNEROS TEXTUAIS:

TEXTO- BASE:
"Os dois garotos correram até a entrada da casa. “Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “ Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É , mas ela está mais bonita agora , desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.”
Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar.
Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “ Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.
A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.
Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.
“Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo, enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.
Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs não era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo".

(Traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977, 69).

A ATIVIDADE PRÁTICA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO BASE.

OS CURSISTAS FORMARAM SEIS GRUPOS E A ESCOLHA DOS COMPONENTES DOS GRUPOS FOI FEITA ATRAVÉS DE UMA DINÂMIMA INTITULADA: DINÂMICA DAS PALAVRAS BENDITAS, ENFATIZANDO AS ATITUDES. UTILIZAMOS AS PALAVRAS:
ACORDAR, VESTIR, FALAR, CALAR, ESFORÇAR E CRER.

Cada grupo produziu um texto com base nas referências do texto lido.

- As tipologias textuais/gêneros propostos foram:
•Grupos 1- vender a casa
•Grupos 2- comprar a casa
•Grupos 3- tentar tombar a casa
•Grupos 4- roubar a casa
•Grupo 5- alugar a casa
•Grupo 6 – ( sem sugestão/escolha livre)

Abaixo, apresentamos as fotografias dos grupos desenvolvendo as atividades:









Abaixo, apresentamos textos produzidos pelos grupos:

Grupo 1: Vender a casa.


Se você deseja comprar uma casa para entretenimento e diversão, não perca esta oportunidade. Amplo jardim bem cuidado, paredes recém-pintadas, uma das paredes laterais revestida de pedra, dando a casa um toque rústico. No 1º andar, sala de jantar, cozinha e banheiro. No andar de cima, três quartos, sendo um dos quartos revestido de mármore, contendo closet com cofre. Ótima localização para festas: o vizinho mais próximo mora a 500 quilômetros de distância. Preço convidativo.
Telefone para contato: 0800 – 000.
Cursistas:
Altina Maria P. Souza, Antonieta Batista de Lima, Maria Mônica Z. S. Biovatti, Maria Netonira M. da Silva e Sonia dos Santos.

Grupo 2 - Comprar a casa.
Compra-se uma casa

Compra-se uma casa
Que possua altos arbustos e
As crianças possam brincar num enorme jardim
Uma casa grande, bonita e
Uma parede revestida de pedras
Com sala de estar
E sala de jantar cheia de porcelana, pratas, cristais.
Compra-se uma casa
Com escritório e coleções de selos e moedas...
E os quartos?
Os quartos devem estar no segundo andar,
Com closet cheio de roupas.
Ah! E um cofre com muitas jóias e brilhantes...
Compra-se uma casa
Com um quarto bonito revestido de mármore.
Compra-se uma casa
Isso sim, seria a melhor coisa do mundo!
Compra-se uma casa!
Você tem uma assim?
Cursistas: Silvana Maria de Melo Cruz, Alzenir Almeida, Evanilce Ribeiro, Maria da Conceição C. Lima. (O grupo optou pelo texto poético).


Grupo 3- Tentar tombar a casa.


Ilmº. Sr. Secretário de Cultura.


Vimos através deste solicitar o tombamento de uma casa localizada em uma área rural; ampla, arejada, com arquitetura inglesa, dotada de cômodos originais e restaurados.
Vale salientar que a mesma possui mármores, pratas, cristais, porcelanas e jóias, coleções de moedas e selos antigos, deixados em nossa família e sobrevivendo a gerações como herança, não podendo assim ser vendida nem doada. Pretendemos deixá-la aberta à visitação pública como patrimônio histórico e cultural para a apreciação de tal rico acervo.
Nestes termos
Pede deferimento

____________________________

Atenciosamente, o proprietário

Cursistas: Luzia R. Perdriel, Maria Rita S. Lopes, Jennysser Maria Silva Rodrigues e Marizelda M. Barboza.

Grupo 4 : Roubar a casa.

Três ladrões planejam há algum tempo roubar a casa. - Hoje, é um bom dia para roubar a casa. - Disse um dos ladrões. - É quinta-feira e a dona da casa nunca está nestes dias.
Planejaram entrar pela porta lateral que ficava sempre aberta para a entrada e saída sem dificuldades das irmãs que ali viviam.
Ao entrarem na casa, encontraram três bicicletas de marchas que estavam encostadas na parede lateral da casa e ouviram um som muito alto, sinal da presença de alguém, e logo verificaram por um grito infantil que se tratava de dois garotos que se divertiam explorando os cômodos da casa.
Os ladrões ouviram quando um dos garotos revelou que seu pai tinha uma coleção de selos e moedas raras no escritório, e que no closet de sua mãe era onde estava o cofre com jóias.
Eles ficaram na expectativa de que talvez o menino soubesse e revelasse o segredo do cofre. Porém, nada conseguiram, pois neste momento chega na casa o pai, que era o chefe da polícia local e estava retornando do plantão em uma viatura com mais três policiais.
Neste momento, bateu o desespero nos ladrões que tentaram como último recurso roubar as bicicletas e empreender a fuga. Não deu certo, pois o carro da polícia estacionou justamente na única porta que estava aberta , que era a porta lateral.
Cursistas:

Grupo 5 : Alugar a casa.


Aluga-se:


Oportunidade única.
A casa de seu sonho.
Na estrada Três Corações, quilômetro da saudade, próximo ao Rancho da Paixão, aluga-se uma casa de dois pisos, aconchegante, arborizada e um lindo jardim, recém pintada, contendo uma espaçosa sala de jantar, três quartos, um com suíte e closet, revestido de mármore, na frente superior da casa, além de um escritório e cozinha.
Entrar em contado pelos tel. 3541-2940, cel. 9904 3854.
Preço a combinar.
Esforçar imóveis.
Cursistas: Darlene Mendes Ribeiro, Maria José C. S. Nicolau, Sebastiana S. Silva, Silvana Maria M. Cruz e Joelma C. Pacheco.


Grupo 6 : Escolha livre.
(Escolha do grupo: Alocar imóvel para eventos sociais).


Loca-se uma casa para eventos sociais tais como: casamentos, aniversários, formaturas, batizados entre outros.
Endereço: Avenida da Castanheira – Km 2- Guajará-Mirim/RO.
Descrição do imóvel:
-Construção em estilo colonial; recentemente reformado; afastado da cidade.
- Amplo salão que comporta até 200 pessoas;
- Belo jardim com altos arbustos;
- Ampla piscina;
-Estacionamento;
-Excelente iluminação;
- Sala de jantar contendo louças de porcelana, prata, cristal à disposição dos locatários;
-Diversificado Buffet típico de vários países.
Visite nosso site
www.chick e famosos.com.br
Contate-nos pelos telefones: (0xx)24212000.
(0xx) 9989-8899.
Preço a combinar com os senhores: marcos Calhado e Eduardo Albuquerque.
Cursistas:Elza Moreira Alves, Sirlene Serafim Rodrigues, Rosana Israel Barbosa e Lana Martinez Palhares.


Após a socialização das produções, enfatizamos que os gêneros textuais são maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação.

No encerramento das atividades, apresentamos várias obras sobre o tema, sugerindo, inclusive, a leitura da obra: Dicionário de gêneros, do autor: Sérgio Roberto Costa.


FREQUÊNCIA - NOME DOS CURSISTAS/ESCOLAS
Lana Martinez Palhares/E.E.E.F.M. Simon Bolívar
Izabel Cristina V. Moreira/E.E.E.F.M. Simon Bolívar
Jennysser Maria Silva Rodrigues/E.E.E.F.M. Simon Bolívar
Maria Rita S. Lopes/E.E.E.F. Capitão Godoy
Paulo Sarde Lopes/E.E.E.F. Capitão Godoy
Darlene Mendes Ribeiro/E.E.E.F. Capitão Godoy
Sebastiana S. Silva/E.E.E.F. Capitão Godoy
Maria da Conceição C. Lima/E.E.E.F.M. Ir. Maria Celeste
Evanilce Ribeiro/E.E.E.F.M. Ir. Maria Celeste
Altina Maria P. Souza/E.E.E.F.M. Ir. Maria Celeste
Sônia dos Santos/E.E.E.F.M. Ir. Maria Celeste
Sirlene Serafim Rodrigues/E.E.E.F.M. Ir. Maria Celeste
Silvana Maria M. Cruz/E.E.E.F.M. Paulo Saldanha
Flávio Régis C. Filho/E.E.E.F.M. Paulo Saldanha
Alzenir A. Almeida/E.E.E.F.M. Paulo Saldanha
Joelma C. Pacheco/E.E.E.F.M. Rocha Leal
Maria José C. S. Nicolau/E.E.E.F.M. Rocha Leal
Rosana Israel Barbosa/E.E.E.F.M. Rocha Leal
Ilcivan C. S. Martins/E.E.E.F.M. Alkindar B.Arouca
Edna Costa S. Ramos/E.E.E.F.M. Alkindar B.Arouca
Elza Moreira Alves/E.E.E.F.M. Alkindar B.Arouca
Marizelda M. Barboza/CEEJA Dr. Cláudio Fialho
Antonieta Batista de Lima/CEEJA Dr. Cláudio Fialho
Maria Netonira M. da Silva/REN
Maria Moreira da Cruz/REN
Maria Mônica Z. S. Biovatti/REN

“O presente é tão grande, não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”

Carlos Drummond de Andrade





Nenhum comentário:

Postar um comentário