segunda-feira, 15 de junho de 2009

O GESTAR II EM GUAJARÁ-MIRIM/RO - OFICINA I

A primeira oficina do GESTAR II aconteceu no dia 14/05/09, na sala de vídeo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Simon Bolívar”.
TEMA DA OFICINA : OS GÊNEROS TEXTUAIS.

Os cursistas foram recepcionados com um som ambiente e, enquanto assinavam a lista de frequência e analisavam o guia geral, ouviram as seguintes músicas:
- Chico Buarque- João e Maria; Toquinho- Caderno; Frejat – Por você; Zé Ramalho – Caçador de mim; Chopin – Bolero de Ravell.
Iniciamos a oficina com a mensagem: Águia.
Posteriormente, desenvolvemos a tradicional dinâmica “ árvore das expectativas” para apresentação dos cursistas.

OS OBJETIVOS DA OFICINA FORAM:

- Identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados
em diversos contextos de uso linguístico;
- Relacionar gêneros textuais com competência sociocomunicativa;
- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual;
- Distinguir características de gênero literário e de gênero não-literário;
- Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
- Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel.

Inicialmente, apresentamos uma definição para gêneros e tipos textuais, destacando que os a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e as concepções dos autores: Bakhtin, Koch, Ferrarezi, Marcuschi e outros...

Para GÊNEROS TEXTUAIS, apresentamos as seguintes definições:

Os Gêneros são definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa como: formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura.
Bakhtin define os gêneros do discurso como tipos relativamente estáveis de enunciados constituídos historicamente e que mantêm uma relação direta com a dimensão social.

Sobre os TIPOS TEXTUAIS, esclarecemos que:

Usamos a expressão TIPO TEXTUAL para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).

Apresentamos exemplos de diferentes gêneros e tipos textuais e destacamos, dentre eles, a LITERATURA DE CORDEL


Também destacamos as HISTÓRIAS EM QUADRINHOS- HQ, apresentando a definição para cartum, charge e caricatura.

CARTUM
É uma ilustração humorística que conta uma anedota ou transmite uma mensagem em poucos e expressivos desenhos, usando a arte da caricatura.

CHARGE
Ela se constitui igualmente de um só desenho, diferindo do cartum no sentido que é sempre um desenho exagerado de caráter crítico, em geral à política, e preso a determinada época ou fato importante.

CARICATURA
Vem do vocábulo italiano Caricare e significa "carregar", "exagerar" e, embora em nosso país esteja muito ligada aos desenhos que satirizam rostos, pode estar presente também como a caricaturização de alguma cena ou fato. A Caricatura se torna sinônima de Charge, podendo existir em qualquer uma das três outras modalidades, seja o Cartum, a Charge ou as Histórias em Quadrinhos.


Na oportunidade, esclarecemos que um texto é tipologicamente variado (heterogêneo) e apresentamos uma breve organização tipológica dos textos destacando as características e usos dos principais tipos textuais:

1.OS TEXTOS NARRATIVOS:
São marcados pela temporalidade; desenvolvem-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço. Nesse tipo de texto há o predomínio de frases verbais indicando o processo ou ação; predomínio do tempo passado; advérbios de tempo e lugar.

2. OS TEXTOS DESCRITIVOS:
São marcados pela atemporalidade, contém a apresentação pura e simples do estado do ser, objeto ou ambiente descrito em um determinado momento. Nesse tipo de texto há o predomínio das frases nominais, prevalecem as formas verbais no presente ou no imperfeito; os adjetivos ganham expressividade, os períodos são curtos e prevalece a coordenação.

3. OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS:
Apresentam a defesa de um ponto de vista, de uma idéia ou um questionamento sobre algum fato. Objetivam persuadir o leitor ou o ouvinte e fundamentam-se em argumentos de acordo com o tema, contexto e interlocutor. Caracterizam-se pela lógica de idéias e apresentam uma linguagem objetiva e denotativa.

3. OS TEXTOS ARGUMENTATIVOS:
Apresentam a defesa de um ponto de vista, de uma idéia ou um questionamento sobre algum fato. Objetivam persuadir o leitor ou o ouvinte e fundamentam-se em argumentos de acordo com o tema, contexto e interlocutor. Caracterizam-se pela lógica de idéias e apresentam uma linguagem objetiva e denotativa.

4. OS TEXTOS EXPLICATIVOS OU EXPOSITIVOS:
Intentam explicar ou dar informações a respeito de alguma coisa. Objetivam fazer com que os interlocutores/ leitores adquiram saberes e conhecimentos. Eles tratam da identificação de fenômenos , de conceitos de definições.

5. OS TEXTOS INJUNTIVOS OU INSTRUCIONAIS:
Indicam ordem, orientação. A marca fundamental desse tipo de textos é o verbo no imperativo.

6. OS TEXTOS PREDITIVOS:
Indicam algo que pode acontecer no futuro, ajudado por alguma inspiração de ordem sobrenatural. Predomina aí uma linguagem de tom profético e místico.


Após apresentação dos conceitos básicos das unidades 9 e 10 do módulo 3, apresentamos a proposta de atividade sugerida pela Profa. Dra. Aya Ribeiro, durante a formação em Porto-Velho/RO. Optamos pela atividade desenvolvida durante a formação porque a consideramos adequada e interessante para a aprendizagem do tema discutido no módulo estudado.






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