CLIP 1: slides do tema
CLIP 2: fotos da oficina VII
Durante os meses de outubro e novembro de 2009 solicitamos aos alunos que confeccionassem folders, histórias em quadrinhos e paródias. Sendo que os mesmos fizeram com vários temas, entre os quais foi dada maior ênfase sobre o tema queimadas.
Para valorização do multiculturalismo local, trabalhamos com da leitura de um cordel temático sobre a migração do povo barbadiano, enfocando a questão etno-racial.
O mesmo foi apresentado na III Mostra Cultural dia 20-11-2009 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitão Godoy.
Desenvolvemos também uma atividade multidisciplinar, visando a confecção de folders, outdoors, cartilhas e adesivos, enfocando a necessidade da prevenção da água, mantendo-a própria para o consumo.
Cursistas: Maria José Nicolau, Joelma Pacheco Badra e Rosana
Buscando aprimorar e incentivar os alunos do 8° ano da Escola Rocha Leal, sobre a importância da leitura, criação e interpretação de texto, trabalhamos com a turma os textos de Patativa do Assaré e Marcus Accioly, onde os mesmos homenageiam várias figuras como:
· Agricultor;
· Vaqueiro;
· Mendigo;
· Lendas;
· Palhaço, etc.
Apresentei a biografia de Patativa e interpretação de se texto.
Para outra aula elaboramos uma atividade para ser desenvolvida com o objetivo de criar poesia de cordel, fizemos uma revisão do tema, sua origem e onde mais se expandiu essa arte no Brasil.
De início os alunos ficaram bastante interessados, fizeram perguntas de porque literatura ter esse nome e até sugeriram temas para fazer a atividade, a turma foi dividida em grupos desta forma socializando melhor o assunto e a interação entre os mesmos. Foi sugerido pela equipe de professores vários temas relacionados à cultura da cidade e a vivência dos alunos como:
· Festa Junina;
· O Duelo da Fronteira;
· Feira Multisetorial;
· Exposição Agropecuária;
· Minha Escola;
· Amor.
Observando a turma, percebi que alguns tiveram dificuldades de iniciar o trabalho que requer criatividade e concentração, mas o difícil só foi o começo porque todos fizeram uma estrofe do tema escolhido pelo grupo e confeccionaram o livrinho com a xilogravura na capa, a maneira deles é claro. Considerei válida e objetiva as aulas, pois conseguimos alcançar o objetivo proposto.
Foi feito um varal com barbante na sala de aula, onde cada grupo ia expondo seu livrinho depois de pronto, todos os momentos da aula foi fotografado, uma forma também de valorizar a auto estima dos alunos que se sentiram importantes e especiais.
Essa atividade foi desenvolvida juntamente com a professora Rosana e professora Maria José que também participam do Gestar II e trabalham na mesma escola.
Os alunos gostaram muito da atividade e percebemos que precisa ser mais trabalhada, pois alguns alunos apresentaram dificuldades de criar textos dessa natureza, inclusive estamos amadurecendo a idéia do tema para a Mostra Cultural.
Poesia de cordel produzida pelos alunos:
O Duelo da Fronteira
É uma grande festa
O duelo da fronteira pode crer
Malhadinho e Flor do Campo
Ninguém pode perder.
É em Guajará-Mirim
Que os bois vão se enfrentar
Malhadinho e Flor do Campo
Quem é que vai ganhar.
Alunas: Diana, Gislaine, Sara e Franciele.