quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Atividade1: Escola Rocha Leal


Relatório das atividades desenvolvidas na Escola Rocha Leal sobre Genêro Textual.

Cursistas: Joelma Badra, Maria José e Rosana Israel.



Nos dias atuais há vários meios de comunicação, as pessoas interagem na sociedade usando um tipo de gênero.

Os gêneros textuais são trabalhados desde as séries iniciais através dos textos apresentados aos alunos e os textos produzidos pelos mesmos. É importante que o aluno saiba identificar e distinguir os tipos de textos desde cedo para que possa ter uma boa interpretação e facilidade de produzi-lo.

No mês de Setembro realizamos atividades, conceito e práticas relacionados à propaganda com o 9º ano. Primeiramente trabalhamos os seguintes tópicos:

Anúncio publicitário, logotipo, Slogan; linguagem verbal e não verbal; humor..

Na aula seguinte os alunos trouxeram várias propagandas recortadas de revistas e jornais, para serem mostradas e analisadas em sala de aula.

No terceiro dia deste projeto os alunos trouxeram materiais como: Papel, revistas, cartolina, cola, régua, pincel atômico e tesoura para confeccionarem propagandas sobre diversos produtos, tais como: tinta de cabelo, perfume, carros, celulares, roupas e etc..


Atividades diferenciadas favorecem a aprendizagem no processo de ensino.




O trabalho foi muito proveitoso, a maioria dos alunos participaram com bastante interesse, houve muita criatividade por parte deles na confecção dos cartazes (propagandas). Essas atividades tiveram como objetivo levar os alunos a: Refletir sobre a importância de conhecer e identificar os tipos de gêneros, desenvolvendo habilidades de leitura, produção e escrita.

Nossa perspectiva é que nossos alunos não parem de buscar e aprimorar seus conhecimentos através de leituras, pesquisas, seminários, troca de idéias e experiências, fomentando a cada dia a vontade de vencer e ser realmente cidadãos participantes e críticos da realidade, sabendo interpretar “a leitura do mundo que precede a leitura da palavra” como afirmava Paulo Freire.


Coletêa de Fotos das atividades: pequeno Clipe.





Clipe do desenvolvimento das atividades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário